É possível prevenir o câncer de próstata? 

Compartilhe o Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Confira mais informações sobre o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens 

A próstata é uma pequena glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino: tem o tamanho e formato de uma noz. A glândula fica abaixo da bexiga e na frente do reto. A função desse órgão é produzir um líquido que forma o sêmen. 

O câncer de próstata se desenvolve quando uma célula normal do órgão começa a crescer e se multiplicar descontroladamente. Depois do câncer de pele, é o tipo mais comum de câncer entre os homens.  

No artigo de hoje, você confere mais informações sobre o câncer de próstata, seus sintomas, formas de prevenção e tratamento. Acompanhe! 

Sintomas 

Em seus estágios iniciais, geralmente o câncer de próstata não causa sintomas. Mas em estados mais avançados, os sinais envolvem:   

  • Dificuldade para urinar;  
  • Sangue na urina ou sêmen;  
  • Disfunção erétil;  
  • Dor nos quadris, costas, tórax e outras áreas, uma vez que o câncer se espalhou;  
  • Fraqueza e / ou dormência nas pernas e pés;  
  • Perda de controle da bexiga e / ou intestino. 

Como é feito o diagnóstico do câncer de próstata? 

O diagnóstico pode ser feito com o exame de sangue do antígeno específico da próstata (PSA) ou com o exame de toque. Após a confirmação da doença, dá-se início ao tratamento, que vai depender do estágio e grau do câncer, idade e expectativa de vida do paciente, condições de saúde e prognóstico após o tratamento. E, então, é definido o tratamento adequado para combater o problema. 

Prevenção 

Há algumas formas de prevenção. Quanto mais cedo os cuidados começarem, mais chances de evitar a doença você terá.  

  1. Invista em uma alimentação saudável: consuma alimentos mais equilibrados e ricos em nutrientes.   
  1. Exercício físico: outro hábito muito importante para evitar doenças em geral é a prática regular de atividades físicas. Com o organismo saudável e ativo, as chances de desenvolver câncer são menores.  
  1. Mantenha as consultas em dia: o diagnóstico precoce é essencial para que a cura seja eficaz e rápida. Então, após os 40 anos de idade, é necessária a realização anual de exames e consultas preventivas.  

Cuide-se e viva com bem-estar e qualidade de vida! Caso tenha dúvidas sobre o assunto, entre em contato e agende uma consulta. 

Veja outros posts