Infecção Urinária: o que é e como prevenir?

Embora seja mais comum em mulheres, a infecção urinária também afeta homens — se tornando um risco, principalmente após os 50 anos de idade, por conta da hiperplasia benigna da próstata.

A principal causa da Infecção urinária é a bactérias já presentes no organismo na região do intestino.

No artigo de hoje, você fica por dentro de tudo! Confira!

O que é?

A Infecção urinária é uma doença infecciosa que pode ocorrer em qualquer parte do sistema urinário, como rins, ureteres, bexiga e uretra, sendo mais comum nos dois últimos. É também conhecida como Infecção do Trato Urinário (ITU). A doença geralmente ocorre quando as bactérias entram no trato urinário através da uretra e começam a se multiplicar na bexiga.

Sintomas

É aconselhado que o paciente procure ajuda médica quando surgem os seguintes sintomas:

• Dor ao urinar
  • Vontade frequente de urinar
  • Dificuldade de segurar a urina
  • Sangue na urina

Como prevenir?

Uma das principais dicas para prevenir a infecção urinária é a recomendação de sempre: beber muita água. Tente ingerir pelo menos 2 litros por dia. Além disso, é importante que você não segure a urina: vá ao banheiro sempre que sentir vontade. Não esquecendo também de urinar depois das relações sexuais. Outros cuidados envolvem a higiene pessoal e a atenção com o uso de peças íntimas — priorizando tecidos confortáveis e mais largos.

Busque ajuda médica!

Está sentindo algum incômodo na hora de urinar? Se identificou com um ou mais sintomas? Agende uma consulta! Estamos disponíveis para te ajudar com todo suporte que precisa.