Entenda a função deste especialista e em que momento é necessário uma consulta profissional
O urologista é, em suma, o médico especialista da saúde dos homens, assim como é o ginecologista com as mulheres. No entanto, não é exatamente assim que funciona. Então, é importante saber sua função dentro da medicina.
Assim, trouxe no texto de hoje a definição do médico urologista, sua atuação e como pode ser útil na promoção da sua saúde.
O que faz o urologista?
O médico urologista é o especialista no trato genital masculino e seu aparelho reprodutor, diagnosticando e tratando doenças na região. Para exercer sua profissão, ele precisa ter a formação como médico, além de residência médica em cirurgia geral e urologia.
Logo, são no mínimo 11 anos para que o médico esteja habilitado para exercer funções clínicas e cirúrgicas na urologia. Além disso, por conta das características adquiridas durante a formação, o urologista tem trânsito com diversas áreas da medicina.
Quem pode ser atendido pelo urologista?
A atuação do médico urologista vai além do sexo masculino. Isso ocorre pois sua especialidade não cuida somente do sistema reprodutor masculino, mas também do sistema urinário de homens e mulheres. Assim, o especialista pode rastrear, identificar e combater infecções urinárias, doenças na bexiga, rins, uretra e ureteres.
Quais doenças podem ser tratadas pelo médico?
A princípio, o especialista pode combater diversas doenças do sistema urinário, que podem acometer tanto homens quanto mulheres. Dessa forma, é possível diagnosticar e tratar casos de:
- Inflamações e infecções no sistema urinário;
- Incontinência ou obstrução do fluxo urinário;
- Pedras no rim;
- Tumores benignos ou malignos.
Além disso, o urologista pode rastrear problemas que acometem o sistema reprodutor masculino, como:
- DSTs;
- Fimose;
- Impotência sexual;
- Infertilidade;
- Ejaculação precoce;
- Curvatura peniana;
- Varicocele;
- Tumores no sistema reprodutor masculino.
Que sinais indicam uma ida ao urologista?
É importante procurar o especialista regularmente, porém há indícios que fazem esse encontro ser antecipado. Portanto, é fundamental ficar atento a condições que surjam no sistema urinário, como dor nos rins, dificuldade ou dor para urinar, alterações no sistema reprodutor masculino, histórico de câncer de próstata na família ou afrodescendência. Assim, não deixe de procurar o urologista o mais breve possível.
Como é feito o diagnóstico de uma doença?
Para que o urologista possa identificar uma doença que acometa o paciente, é preciso consultas e exames clínicos, como:
- Hemograma;
- Espermograma;
- Exames de imagem;
- Biópsia;
- Fluxometria;
- Exame de toque retal;
- Uretrocistoscopia.
Além disso, os próximos passos após estes procedimentos devem ser definidos pelo médico, para que haja um diagnóstico conclusivo sobre o rastreio.
Cuide da sua saúde e procure o médico!
Portanto, saiba que, quanto mais breve procurar o médico urologista, melhor será para tratar sua condição e evitar maiores problemas. Dessa forma, você cuida da sua saúde e garante um envelhecimento com mais qualidade de vida e bem-estar.
Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre urologia? Então, entre em contato e agende uma consulta!