Saiba tudo sobre a Cirurgia Robótica

Confira mais sobre o procedimento cirúrgico que é minimamente invasivo

A tecnologia e a medicina sempre foram excelentes aliadas. Com a Cirurgia Robótica é possível fazer intervenções de alta complexidade de forma pouco invasiva, beneficiando o paciente de várias formas, como com menores cortes, melhor cicatrização, menos riscos, menor tempo de internação e até recuperação mais rápida.

No artigo de hoje, você fica por dentro de todos os detalhes da Cirurgia Robótica. Acompanhe!

Para que serve a Cirurgia Robótica?

Você sabe para que serve a cirurgia robótica?
Pode ser realizada entre várias especialidades, dentre elas está a urologia.

É possível realizar diversos tratamentos, como do câncer de próstata, de doenças nos rins, bexiga e todo o trato urinário de forma pouco invasiva.

As cirurgias urológicas costumam ser realizadas em regiões de difícil acesso e com estruturas importantes para o corpo. Quanto menos essa área for manipulada durante a operação, menores os riscos de causar algum dano ao paciente e, com isso, melhor é a recuperação.

Os sangramentos costumam ser menores, o paciente sofre com menos dores no pós-operatório e, por se tratar de uma cirurgia pouco invasiva, as cicatrizes são pequenas.

Qual a diferença entre a cirurgia laparoscópica e a cirurgia robótica?

As duas são cirurgias pouco invasivas. Porém, possuem suas diferenças.

Na laparoscopia, são feitas pequenas incisões no abdômen, por onde são inseridos os instrumentos utilizados e um endoscópio, equipado com uma microcâmera. As imagens capturadas são transmitidas para um monitor na sala de cirurgia.

A cirurgia robótica segue o mesmo princípio: pequenos cortes que possibilitam a entrada de instrumentos cirúrgicos e o uso de uma câmera que fornece imagens. Porém, o cirurgião principal opera afastado do paciente. Os instrumentos inseridos ficam conectados aos braços de um robô, controlado à distância. Ao invés de enxergar pelo monitor, o cirurgião enxerga por um visor, que exibe imagens em tempo real do procedimento.

Quanto tempo demora uma Cirurgia Robótica?

Uma dúvida comum é com relação ao tempo da cirurgia robótica. Assim como nas demais técnicas, o tempo depende de vários fatores:

• Experiência do cirurgião; ⠀
  • Local a ser operado; ⠀
  • Eventuais complicações; ⠀
  • Complexidade do caso; ⠀
  • Comorbidades prévias.

Vantagens da Cirurgia Robótica

A Cirurgia Robótica é um método moderno e inovador que tem muitas vantagens para o paciente e para o médico:

• Maior precisão dos movimentos;
  • Maior grau de segurança;
  • Menores cortes;
  • Baixo risco de complicações;
  • Recuperação rápida;
  • Tempo menor de internação.

Para mais informações, entre em contato com o Dr. Peterson Moreira clicando aqui.